Comece a praticar exercícios

Comece a praticar exercícios

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Comece a praticar exercícios

Segundo a Federação Mundial de Cardiologia, pessoas que não praticam atividades físicas têm um risco duas vezes maior de sofrer doenças do coração, ter pressão alta e desenvolver diabetes quando comparadas a quem pratica exercícios físicos regularmente, independente fato de a pessoas estar ou não acima do peso. Então, que tal abandonar a preguiça e ganhar mais saúde ?

 


 

Faça uma avaliação médica

A avaliação médica não é apenas um pré-requisito para que aluno e professor trabalhem em segurança, mas a melhor maneira de descobrir os limites do seu corpo e o exercício ideal para vencê-los. Também é fundamental realizar uma avaliação física. Por meio dela é possível determinar a porcentagem de gordura corporal do indivíduo e ter uma ideia de seu alongamento e da sua resistência.

 

Desenferruje

A principal meta de quem começa a treinar após ter ficado muito tempo parado deve ser reabituar o corpo à prática regular de exercícios, emagrecer ou ganhar tônus muscular devem ser objetivos secundários nesse retorno. Isso porque o retorno ao treino, na maioria das situações, traz os mesmos desafios de uma primeira experiência com exercícios.

 

Exercício tem que dar prazer

Exercícios físicos não se resumem a musculação e esteira. Por isso, se a academia não te atrai, busque fazer outras atividades, como esportes coletivos, ginástica ou circuito. Treinar por prazer mantém o aluno motivado e reduz o risco de abandonar o programa.

O exercício perfeito, é aquele que consegue equilibrar as necessidades do seu corpo com as suas preferências.

 

Respeite seus limites

O condicionamento físico não aparece do dia para a noite. Pegar muito peso de uma vez ou caminhar uma distância muito longa só vai causar dores nos músculos e nas articulações. Estar disposto a melhorar sempre é fundamental, mas isso deve ser feito de maneira segura, do contrário pode ocasionar lesão.

 

Faça alongamento e aquecimento

Aquecer é aumentar a temperatura corporal, o que eleva a freqüência cardíaca e prepara o corpo para a prática de exercícios. O Alongamento, por sua vez, pode ajudar a prevenir lesões, esse tipo de movimento estimula a liberação do líquido sinovial, que lubrifica as articulações. Esses minutinhos de preparação são valiosos porque informam o organismo sobre o que deve ser priorizado no momento.

 

 

Por Fábio Aguiar




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