Estudos Bíblicos > Discípulos da Lei X Discípulos da Graça

Discípulos da Lei X Discípulos da Graça

                                        “ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL AD BRÁS CAMPO LIMPO”

São Paulo, 17 de fevereiro de 2013.

LIÇÃO Nº 7: A INSTITUIÇÃO DO DISCIPULADO. 

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome d Pai do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecera a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei com vocês, até o fim dos tempos. Mateus 28.19,20.

A missão de todo cristão genuíno é gerar outros cristãos, ao contrário do que parece que essa responsabilidade missionária compete apenas aos líderes da igreja, todos que fazem parte do corpo de Cristo tem esse dever.

DISCÍPULO: Aquele que recebe ensino de alguém ou segue as ideias e doutrinas de outrem.

Observemos que o ato de discípular uma ou mais pessoas é algo extremamente sério e perigoso, pois, o discipulador pode formar bons ou maus discípulos, poderíamos citar aqui os camicases que são pessoas ensinadas a entregarem suas vidas a fim de tirarem outras, muitos até em nome de uma religião. O fato aqui é formar discípulos de Jesus, cristãos genuínos, que sejam “AGENTES MULTIPLICADORES”.

A primeira ordem a ser seguida para um formador de discípulos de Jesus é, que ele em primeiro lugar tenha sido batizado em águas, demonstrando assim que ele mesmo arrependeu-se de seus pecados e assumiu um compromisso com nosso Senhor Jesus, a partir daí ele deve levar outros a desejar o mesmo.

Existem dois métodos de discipular que estão ligados intrinsecamente um ao outro, o primeiro é o ensinamento de suas ideias e o segundo é a prática delas.

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. João 13.15.

“Se o professor de matemática não soube multipicar, talvez ele não tenha diploma, se o cristão não sabe discipular, talvez ele não seja cristão” (Cleber Augustus).

CLASSE: 1 CORÍNTIOS 11.1.

                                                           “DISCÍPULOS DA LEI OU DISCÍPULOS DA GRAÇA?”

É essencial que saibamos quem estamos seguindo para que saibamos que tipo de líderes nós seremos. Vamos estudar em LUCAS 9.51,56. Nesse episódio da vida de Jesus e de seus discípulos vemos que; mesmo caminhando com Cristo Thiago e João não haviam ainda captado em seus corações o que era ser um “AGENTE MULTIPLICADOR DE CRISTÃOS”.

Ao ser rejeitado em uma aldeia de samaritanos por ter aspecto de quem ia a Jerusalém, Thiago e João tomam as dores de Jesus e dizem: Senhor quer que digamos que desça fogo do céu e os consuma como Elias fez? LUCAS 9.54. Por que Thiago e João disseram isso, e mais, por que usaram Elias como referência?

A resposta é porque eles ainda eram seguidores da Lei, Elias havia sido um profeta do tempo da lei, ou seja, olho por olho e dente por dente (LEVÍTICO 24.18,20) eles então eram discípulos de Elias, ou seja, “DISCÍPULOS DA LEI”, mas a resposta de Jesus foi corretiva: Voltando-se, porém, repreendeu-os dizendo: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. LUCAS 9.55,56.

                                                                                     ELIAS X JESUS

A- CLASSE: 1 REIS 17.1. Elias profetiza a seca sem se importar com as outras pessoas que viviam em Israel, 1Reis 19,18.

JOÃO 7,37. Jesus oferece água. E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba.

B- CLASSE: 1REIS 17,7. Elias depende de um ribeiro de água, e um dia o ribeiro seca, o agir do Espírito Santo no Antigo Testamento era como de uma chuva serôdia, passageira. (JOEL 2,23.).

JOÃO 4.10,14. Jesus não oferece um ribeiro que seca ou uma chuva que vem e logo vai.

C- CLASSE: 1REIS 17.15. Elias alimenta uma viúva e seu filho, duas pessoas. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim, também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para o meu Pai. JOÃO 14.12.

 

 

MARCOS 6,44 + MARCOS 8, 1,9, Jesus alimenta mais de dez mil pessoas. 1 REIS 17,9.  Elias recebe alimento da viúva, JOÃO 6,35. Jesus é o alimento. MATEUS 14.16 nos diz: Jesus, porém, lhes disse: Não é mister que vão; dai-lhes vós de comer.

D-CLASSE: 2 REIS 1.9,12. Elias envia fogo consumidor, (EZEQUIEL 33.11.).

ATOS 2.3,4 Jesus envia fogo transformador. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

D- CLASSE: 1 REIS 19.3. Elias foge para salvar sua própria vida.

JOÃO 8.4,8. Jesus entrega sua vida para salvar a nossa,

LUCAS 23.46. E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E tendo dito isso, expirou.

 

“Quem nós estamos seguindo, a lei ou a graça, de quem somos discípulos, de Elias ou de Jesus?”

Pense nisso.




Copyright © Assembleia de Deus Brás Campo Limpo - 2012 - 2017 - Todos os direitos reservados.
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Campo Limpo - Rua da Estância, 94 - Campo Limpo - São Paulo - SP - CEP 05786-090 - 11 5842-9107 ou contato@adcampolimpo.com.br
Validado em  XHTML  e  CSS
Site e Sistema Desenvolvido por