Estudos Bíblicos > Liderança em Tempo de Reformas

Liderança em Tempo de Reformas

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL AD BRÁS CAMPO LIMPO.

São Paulo, 03 de fevereiro de 2013.

LIÇÃO 5: LIDERANÇA EM TEMPO DE REFORMAS.

Não tem sido fácil nos dias de hoje encontrar líderes na obra de Deus que consigam distinguir a diferença entre “templo” e “igreja”. Isso porque talvez muitos dos líderes de hoje, se preocupam mais com coisas d que com pessoas, cumprindo-se assim mais uma parte da Palavra de Deus que diz: “Por ganância farão de vós negócio com palavras fingidas”. 2 Pedro 2.3 a.

Por essa razão é que vemos nos dias atuais muitas reformas em meio  comunidades evangélicas, e, pouca restauração.  Vamos ver dois textos bíblicos que abordam assuntos diferentes, o primeiro está em Ageu 2.3 que diz: Quem de vocês viu este templo em seu primeiro esplendor? Comparado a ele, não é como nada o que vocês veem agora?

O segundo texto se encontra em Esdras 6.19 que diz: No décimo quarto dia do primeiro mês, os exilados celebraram a Páscoa.

Queremos lembra que tanto Esdras como estavam vivendo na mesma época, quando alguns dos exilados judeus estavam sendo repatriados e reconstruindo o templo e a cidade de Jerusalém que havia sido devastada por Nabucodonosor.

Qual a diferença de assunto entre os textos de Ageu 2.3 e Esdras 6.19?

R: Ageu 2.3 esta falando da reforma ou reconstrução do templo enquanto Esdras 6.19 está tratando da restauração da igreja do culto a Deus que só pode ser prestado através da igreja, mesmo que fora das paredes do templo.

“OS GRANDES LÍDERES NÃO PERMITEM QUE AS REFORMAS DOS TEMPLOS ROUBEM A ORIGINALDADE DA IGREJA”

Templos podem e devem passar por reformas, transformações e mudanças muitas vezes completas, a igreja não, pois, a igreja não pode ser mudada nas suas formas originais, mas, para entendermos melhor vejamos as definições das seguintes palavras:

*TEMPLO: Edifício público destinado ao culto religioso

*IGREJA: Eclésia, vem da preposição grega EK- saindo e KALEô- chamado, ou  chamados para fora,  todavia essa palavra também era empregada em outras reuniões ou assembleias como em Éfeso.

*REFORMA: Ato ou efeito de reformar, mudança ou modificação.

*RESTAURAR: Devolver as formas originais, primitivas.

Ainda distinguindo templo de igreja de Cristo vejamos o seguinte; o templo é construído por mãos humanas, com uma estrutura visível e que não pode ser a habitação de Deus através de seu Espírito por mais belo e suntuoso que possa ser o templo. Veja o que a Bíblia diz a respeito em Atos 17.24:

O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, Sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.

A igreja de Cristo é constituída de bases e alicerces espirituais e ao contrário de um prédio que pode pertencer a um homem, ela, a igreja pertence a Deus e a seu filho Jesus Cristo!

Em Mateus 16.18 a Bíblia fala sobre o dono da igreja e seus alicerces, pois, está escrito: Pois também eu te digo que tu és Pedro (Gr. Petros, pequena pedra) e sobre esta pedra (petra, grande rocha) edificarei a “minha igreja”.

Alguns textos Bíblicos que afirmam quem são os donos da igreja:

1 Pedro 5.2 – 1 Timóteo 3.5 – Mateus 20.28

A grande verdade é que, nos dias em que vivemos muitos líderes estão apenas preocupados em construírem ou reformarem grandes templos, se  preocupam mais com coisas do que com pessoas, e isso tem sido o motivo também da igreja estar precisando passar por uma restauração em suas origens, pois, basta visitar alguns templos em seus horários de cultos para ver o quanto de misticismo existe. Rosa ungida, sabonete com a água do Jordão, sal, cultos com luzes apagadas  e musicas sombrias de pano de fundo, consultas com ex mães de encostos, sem falar nos cultos prestados a grandes pregadores, cantores e por aí a fora isso é culto a Deus? Essa é a igreja de Deus? Se for é porque foi reformada e precisa de uma restauração urgente.

Vamos clamar como Habacuque fez: Ouvi Senhor, a tua palavra e temi, aviva, ó Senhor a tua obra no meio dos anos. Habacuque 3.2. Habacuque não pediu avivamento pelo templo, mas pela obra de Deus. Bem, ficou claro que Ageu 2.3 fala de reforma do templo e Esdras 6.19 fala de restauração do culto a Deus, que só pode ser prestado pela igreja do Senhor.

Para reformar um templo, é necessário dinheiro, mas, para restaurar uma igreja é preciso seguir a Palavra de Deus.

Em 2 Reis 22.1,7, o rei Josias junta dinheiro para reformar o templo, nos versículos 8,11 ele escuta a Palavra de Deus e se humilha. Em 2 Reis 22.13 ele consulta a Deus, em 2 Reis 23.1,2, o rei Josias reúne todo o povo para ouvirem a Palavra de Deus e em 2 Reis 23. 21,24, ele da ordem para o povo prestar um culto puro ao Senhor e acabou com todo tipo de culto misturado que havia entre o povo.  O rei Josias sabia que um templo bem reformado sem um culto original não serviria pra nada, por isso em tempos de reforma precisamos fazer como Josias, ouvir a Palavra de Deus, consultar a Deus, reunir o povo para que ouçam a Palavra de Deus, e render um culto sem mistura a nosso Senhor.

                             TRÊS TEMPLOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA DO POVO JUDEU

O templo de Salomão, 2 Reis 6.1.38, o templo de Esdras, Esdras 6.15 e o templo que foi reformado por Herodes o Grande Mateus 24.1.

“Um templo perfeito que não tem dentro de si uma igreja, é como um belo corpo que não possuí sangue em suas veias”.




Copyright © Assembleia de Deus Brás Campo Limpo - 2012 - 2017 - Todos os direitos reservados.
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Campo Limpo - Rua da Estância, 94 - Campo Limpo - São Paulo - SP - CEP 05786-090 - 11 5842-9107 ou contato@adcampolimpo.com.br
Validado em  XHTML  e  CSS
Site e Sistema Desenvolvido por