Negócios > A inovação do modelo de gestão quando se busca competitividade para as organizações

A inovação do modelo de gestão quando se busca competitividade para as organizações

Seja bem vindo ao canal de entretenimento, NEGÓCIOS, nossa proposta é compartilhar o conhecimento sobre temas voltados ao ambiente de negócios. A cada mês apresentaremos artigos com o objetivo de oferecer ao empresário ou profissional, material de pesquisa importante para o seu desenvolvimento em gestão. Certamente este canal irá abençoar sua vida.


Fica o convite aos acadêmicos que queiram refletir sobre algum tema específico, você poderá ter seu artigo publicado aqui em nossa página. Entre em contato através do e-mail contato@adcampolimpo.com.br.

 

 

 

Inovação

O objetivo geral deste artigo é demonstrar a possibilidade de se inovar o modelo de gestão com melhorias no desempenho organizacional, já que a grande busca por um mercado global é marcada fortemente pela competitividade entre organizações de médio e grande porte que apresentam uma reflexão em comum - qual fator impulsionador coloca as empresas em posição de liderança global?


Diante de evidencias contundentes, o modo como essa gestão é realizada, é o que coloca organizações em busca de um modelo de gestão que apresente melhor eficiência para a realização de sua missão. Sabe-se da existência de inúmeras alternativas para se executar a gestão de uma organização, mas o modelo proposto é o Business Process Management ou BPM, cuja tradução literal do idioma inglês para o português é Gestão de Processos de Negócio, que objetiva otimizar os resultados através da melhoria dos processos de negócio, garantindo a sua continuidade. O modelo em referência possui características diferentes de princípios baseados na gestão por improviso ou intuição.

 

 

 Modelo de Gestão

 

Alguns estudos sobre o presente tema apontam erroneamente para o Modelo de Gestão como um método que pode ser aplicado em qualquer organização indistintamente, no entanto, a proposta deste artigo é apresentar as disciplinas necessárias para se criar livremente um modelo de gestão adequado à cultura da organização. O modelo de gestão pode ser explicado como um procedimento para gerir através de um modelo previamente estabelecido. Nóbrega (2004, p. 15), refere que "Gestão é Resultado, não esforço", e é baseado nesse princípio que o BPM é visto como uma das alternativas de inovação do modelo de gestão, já que esta deverá orientar os gestores na tomada de decisão da escolha do melhor caminho para se chegar aos resultados desejados, enquanto que o esforço, não garante o alcance da excelência em gestão e em alguns casos não leva aos resultados planejados.

 

A melhor forma para se entender o que é um Modelo de Gestão é primeiramente analisar de maneira isolada as palavras desta expressão; Modelo, é originado do latim Modulus: molde, forma, o conceito de algo que deve ser seguido; Gestão, pode-se entender como o ato de gerir, organizar recursos através de um método. O que se percebe é que a grande busca pela eficácia nos processos organizacionais direciona as escolhas por um modelo de gestão, e um dos critérios para a escolha é a busca por um modelo que garanta rapidez e flexibilidade para se adaptar a grandes mudanças no ambiente dos negócios.

 

 

Gestão por Processos

 

O modelo de gestão é o principal método de gestão de uma organização e é fundamentado nas crenças e valores dos lideres, fundadores e principais gestores do negócio; Representa as principais determinações, vontades e expectativas do proprietário ou principal gestor de uma organização, de como as coisas devem acontecer na empresa.

 

A gestão por processo através do modelo BPM apresenta ótimos resultados, já que o foco principal está nas necessidades dos clientes, internos ou externos, diferente do modelo funcional que analisa os problemas de forma isolada e algumas vezes deixando de atender a necessidade de seus clientes.

 

Desta forma, entende-se que existe grande oportunidade para o executivo inovar o modelo de gestão e colocar sua empresa em posição competitiva dentro de padrões de excelência, e seria muita pretensão uma ciência como a administração que só tem cem anos, não se permitir inovações, basta ver a história da democracia na Grécia que existe há dois mil anos e ainda não se define o que é.

 

Este artigo não tem a pretensão de esgotar os estudos sobre modelo de gestão, a indicação é que o leitor interessado busque estudos sobre o Business Process Management ou BPM, assunto muito explorado nas literaturas modernas.

 

Por Claudinei Nunes de Lima (Bacharel em Administração)



Confira Também:

O processo de negociação fortalece o relacionamento empresarial

Copyright © Assembleia de Deus Brás Campo Limpo - 2012 - 2018 - Todos os direitos reservados.
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Campo Limpo - Rua da Estância, 94 - Campo Limpo - São Paulo - SP - CEP 05786-090 - 11 5842-9107 ou contato@adcampolimpo.com.br
Validado em  XHTML  e  CSS
Site e Sistema Desenvolvido por