Papo de Música > Instrumentos e Grupos (Introdução)

Instrumentos e Grupos (Introdução)

A história nos conta que o homem primitivo começou a construir instrumentos musicais para tentar imitar os sons da natureza. Os primeiros instrumentos de que se têm notícia são aqueles feitos de ossos de animais, de arco e corda e os tambores com peles de animais abatidos. 

Com o passar do tempo os instrumentos foram evoluindo e ganharam novas matérias-primas para sua construção. Vamos conhecer um pouco melhor esse assunto, descobrindo como os instrumentos são divididos e classificados.

 

Classificação dos instrumentos musicais

Os instrumentos musicais são classificados conforme o material de que são confeccionados e a forma como o som é produzido.

  • Aerofones: são os instrumentos que produzem som por meio do ar, como flautas e trompetes, por exemplo.

 

  • Cordofones: são os instrumentos que produzem som pela vibração de cordas, tais como o violão, o violino e a harpa.

 

  • Membranofones: são os instrumentos que produzem som por meio da vibração de membranas, como é o caso dos tambores em geral.

 

  • Idiofones: são instrumentos que produzem som através da vibração de seu próprio corpo, como é o caso das claves e sinos.

 

Além da classificação acima, os instrumentos musicais são também classificados em “famílias”. As classificaçãos gerais das famílias de instrumentos musicais são:


• FAMÍLIA DOS METAIS

• FAMÍLIA DAS MADEIRAS

• FAMÍLIA DA PERCUSSÃO

• FAMÍLIA DAS CORDAS

 

Na próxima edição você conhecerá melhor a família dos metais que é composta essencialmente dos seguintes instrumentos: Trompetes, Tubas, Trombones e Elifonios.

Até lá!

Por Vanessa Schadt (Técnica de Som, Cantora e Violoncelista)



Confira Também:

Orquestra

Copyright © Assembleia de Deus Brás Campo Limpo - 2012 - 2018 - Todos os direitos reservados.
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Campo Limpo - Rua da Estância, 94 - Campo Limpo - São Paulo - SP - CEP 05786-090 - 11 5842-9107 ou contato@adcampolimpo.com.br
Validado em  XHTML  e  CSS
Site e Sistema Desenvolvido por