A importância da boa alimentação na prática de atividade físicas

A importância da boa alimentação na prática de atividade físicas

Para aqueles que praticam alguma atividade física com regularidade, a alimentação é um fator fundamental para alcançar uma boa performance. Por isso, ela deve ser equilibrada e completa para que o corpo realize todas as suas funções adequadamente e garanta um bom resultado.

 

De acordo com os princípios de uma alimentação saudável, todos os grupos de alimentos devem compor a dieta diária de um esportista. Uma alimentação equilibrada deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais. Vale ressaltar que nenhum alimento específico, ou grupo deles isoladamente, é suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários a uma boa nutrição.

 

As necessidades de energia para praticantes de atividade física são diferentes de um indivíduo para o outro e devem considerar a idade, a estatura, o peso e a atividade física realizada, incluindo o tipo, a frequência e a duração.

 

Como o requerimento de energia pode ser alto durante o exercício, é recomendado que as refeições sejam bem fracionadas ao longo do dia. A ausência do alimento poderá provocar fraqueza e indisposição prejudicando assim, o desempenho das funções orgânicas.

 

Uma das maiores fontes de energia na alimentação é representada pelo grupo carboidratos, um nutriente importantíssimo para praticantes de atividade física. Sua falta pode afetar o desempenho, promovendo fadiga e diminuindo a potência muscular durante o esforço. Os pães, massas e cereais como a aveia são boas fontes desse nutriente e não devem faltar na alimentação diária.

 

As proteínas formam outro grupo de nutrientes fundamental para os esportistas, pois são responsáveis pela reparação e construção dos músculos, ajudando na recuperação pós exercício. Boas fontes desse nutriente são as carnes, leite e seus derivados.

 

Também não devem ficar de fora as vitaminas e os minerais, presentes principalmente nas frutas, verduras e legumes, e que são essenciais para regularizar as funções do organismo e manter seu bom funcionamento.

 

Outro fator importante que deve ser considerado na prática de exercícios físicos é a hidratação. Sabe-se que a atividade física proporciona uma maior perda de água e eletrólitos, por isso, fique atento a ingestão adequada de líquidos.

 

Seguir a uma dieta indicada por algum amigo ou parente que não seja um profissional da saúde pode ser muito prejudicial, pois ela foi feita para atender as necessidades nutricionais de outra pessoas e não as suas. Um nutricionista poderá orientá-lo melhor quanto a uma alimentação equilibrada que esteja de acordo com as suas necessidades, e que irá garantir o alcance dos seus objetivos sem prejudicar sua saúde.

 

Seja por objetivos estéticos, competitivos ou para uma melhor qualidade de vida, lembre-se que resultados satisfatórios só aparecerão se o exercício físico for aliado a uma alimentação adequada.

 

Referências:

MACARDLE, W. D; KATCH, F. I; KATCH, V.L. Fisiologia do exercício. Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 4ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.

Gomes, M.R; GUERRA, I.; TIRAPEGUI, J. Carboidratos e atividade física. In: TIRAPEGUI, J. Nutrição , metabolismo e suplementação na atividade física. São Paulo: Atheneu, 2005.

 

  



Confira Também:

Os benefícios da caminhada para a sua saúde
10 Hábitos Saudáveis para sua Vida

Copyright © Assembleia de Deus Brás Campo Limpo - 2012 - 2018 - Todos os direitos reservados.
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Campo Limpo - Rua da Estância, 94 - Campo Limpo - São Paulo - SP - CEP 05786-090 - 11 5842-9107 ou contato@adcampolimpo.com.br
Validado em  XHTML  e  CSS
Site e Sistema Desenvolvido por